Caui Homem
Os médicos poderão encaminhar seus pacientes para
o CAUI e ter seus pacientes de volta para darem
continuidade ao tratamento.

Varicocele

A varicocele é considerada a causa mais comum de infertilidade masculina por provocar um defeito valvular nos vasos sanguíneos que envolvem os testículos. Acredita-se que essa alteração causa aumento da temperatura local, prejudicando a produção dos espermatozoides. A varicocele ocorre em 15% da população masculina e é encontrada em 50% dos homens com dificuldade de ter o seu primeiro filho e em até 69% dos homens que já foram pais pelo menos uma vez. Em 60% dos casos, não tem interferência na fertilidade.

Estudos pós-cirúrgicos da varicocele, em um grupo de pacientes, concluíram que é possível melhorar a qualidade seminal (concentração espermática, morfologia e motilidade) em alguns pacientes, podendo, em certos casos, melhorar a taxa de gravidez após a intervenção cirúrgica. As indicações cirúrgicas, entretanto, para melhora de função reprodutiva, devem ser criteriosamente analisadas, e o paciente deve estar ciente dos possíveis resultados insatisfatórios após a intervenção, uma vez que em 20% a 30% dos casos não existe melhora da concentração e da qualidade dos espermatozoides. Os resultados são melhores em homens mais jovens.

varicocele

Figura 1: Varicocele

Cirurgia da varicocele

Alguns casos de varicocele com sêmen alterado podem ser beneficiados com cirurgia, que consiste na ligadura dos vasos que estão alterados (vasos varicosos). O seguimento pós-operatório, a fim de averiguar a melhora do potencial fértil do paciente (que ocorre em cerca de 70-80% dos casos), é realizado em até 6 meses. Na média, a gestação espontânea pode ocorrer em 8 a 12 meses, com uma chance aumentada de 30-40%, caso não haja outros fatores de esterilidade.

Todos os Direitos Reservados @ 2015